sábado, 21 de maio de 2011

MAPA DE OPORTUNIDADES PARA A COPA

Ontem estivemos num evento do SEBRAE e da FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, onde a intenção é mapear as possíveis oportunidades de geração de renda para Micro e Pequenas Empresas da área de cultura, relacionadas com a Copa do Mundo de 2014. Este evento está acontecendo em todas as cidades-sede.

O interessante é que estávamos lá os artistas, assim meio que perdidos, neste universo do empreendedorismo. Curiosamente havia muita gente de dança, algumas de teatro e umas poucas de música. Entre uma coisa e outra percebemos que as atividades culturais realmente têm um grande espaço a ser ocupado neste grande evento, que é ele mesmo, um evento cultural acima de tudo.

Ainda me incomoda ver as atividades culturais relacionadas diretamente ao turismo, não exatamente por estarem associadas, mas pelo fato de a cultura estar sempre subordinada ao turismo e a gente já lutou tanto para separar uma coisa da outra. Mas, enfim, quando vamos discurtir, percebemos que esta relação é real e que deve ser encarada de frente.

Não estou com muito gás para falar tudo que penso sobre a Copa do Mundo no Brasil, em Salvador, sobre minha querida Conquista ser candidata a sub-sede, ou mesmo sobre salário de professores e futebol. Sei que preciso entrar nestas questões o quanto antes, mas agora, realmente, estou sem gás. Fica o compromisso. Blog tem que ser com prazer, né, gente, se não não dá.


Quero apenas registrar que a COOPERATIVA BAIANA DE TEATRO tá na briga para ocupar importantes espaços na produção teatral de Salvador. Fazemos teatro muito bem, precisamos nos tornar empreendedores, competitivos e não tem tempo melhor para fazermos isso do que na preparação da Copa do Mundo. Grandes produtoras, grandes diretore, abram espaço que a Cooperativa Baiana de Teatro tá em campo para jogar de igual para igual.

É bolada, empreendedor!

2 comentários:

  1. George de Matos Santos8 de junho de 2011 às 10:07

    Adriana,
    Como já disse antes, estou muito cético em relação aos benefícios que essa copa de futebol trará para o povo brasileiro... Até agora não vi deslanchar os projetos de melhoramento urbano, sobretudo no transporte público, faltam 3 anos e a fonte nova não saiu do chão, sem falar do grande volume de dinheiro público empregado (q deveria estar em outro lugar), a corrupção etc. No fim quem vai ganhar é a FIFA, empreteiros, canais de tv, empresas de publicidade, de material esportivo e os corruptos. E nós pagaremos a conta. Mas torço que aconteça diferente, torço que artistas como vcs consigam emplacar seus projetos e q essa copa atraia bons negócios para as artes cênicas e pro turismo . Enfim, torço para que eu esteja errado.

    ResponderExcluir
  2. pois George, eu que estou no caminho oposto, agora, menino. mas, sempre lembrando, para mim o problema não é a Copa em si, mas isso requer um post. O problema é que essas pestes roubam, fazem falcatrua, pintam e bordam e é cada vez mais nojento ver os encaminhamentos dados às questões da Copa, sobretudo na Bahia. Salvador é uma piada. E uma piada sem graça. E, infelizmente, não acho que podemos contar com os artistas para uma grande revolução, não neste caso, não neste contexto. Mas, quero continuar acreditando que o futebol é maior que tudo isso. Meu medo é só que ele vire o que o teatro virou... Abraços, querido. Saudade!

    ResponderExcluir