segunda-feira, 26 de abril de 2010

NO CAMPO E NO PALCO - 1ª edição - Hannah Abnner e João Vicente

Olá, caríssimos e caríssimas.

Começamos hoje a nossa série de pitacos externos chamada NO CAMPO E NO PALCO - outras contribuições. Nesta primera edição teremos as considerações de Hannah Abnner e João Vicente.

Hannah Abnner é estudante do 7º ano do ensino fundamental. Estuda piano na Universidade Federal da Bahia já há cinco anos e também participa do coral juvenil. Faz parte do rebanho de atores, onde já apresentou dois espetáculos de teatro, participando como atriz e musicista.

João Vicente estuda o 2º ano do ensino fundamental. Também estuda música na UFBA há três anos e faz parte do coral infantil. Também foi do elenco de Os Ovos de Militão e Do Cyrano, como ator e contra-regra. Estuda futebol na Escolinha do Grêmio, no colégio onde estuda o ensino básico.

O texto da dupla segue em forma de entrevista, por razões óbvias. O leitor pode ler ou assistir, ou fazer as duas coisas. Comentários serão sempre bem-vindos.

PS. Eles são os guti-guti da mamãe.

*******************************************************



Futebol de Artista – Boa noite. Estamos aqui com Hannah Abnner e João Vicente Amorim Moreira, torcedores do Bahia que tomou pau hoje do Vitória.

João – E Corinthians.

F.A. – A gente vai falar um pouquinho sobre teatro e futebol, ta bom? Primeiro vocês vão falar da experiência de vocês com o teatro. Hannah, qual é a sua experiência com o teatro?

Hannah – Muito boa, eu fiz Os Ovos de Militão, que é de um autor... e Do Cyrano que é uma adaptação de Cyrano de Bergerac.

F.A. – Você fez como atriz?

Hannah – É.

F.A. – E você, João, qual é a sua experiência com o teatro?

Hannah – Também é boa. Eu fiz Os Ovos de Militão e Cyrano de Bergerac.

F.A. – Você fez como ator também?

Hannah – Un-hum.

F.A. – E vocês fazem teatro já a quanto tempo?

Hannah – Muito tempo.

João – Muito tempo atrás.

F.A. – Vocês eram pequenininhos, né.

Hannah – Era.

João – Não.

F.A. – Vocês fizeram essas peças com quem?

Hannah – Com meus pais: Adriana Silva Amorim e Alam Félix dos Santos Moreira

F.A. – Que lega. Então vocês têm um grupo de teatro.

Hannah – É. Inclusive Adriana Silva Amorim é quem está fazendo o vídeo e que fez o blog.

F.A. – Ta certo. Valeu. Vocês assistem teatro?

Hannah – Muito. Não, muito não. Mentira, é pouco. Mas é bom, quando a gente vai, eu gosto muito.

F.A. – Qual a peça que você mais gostou?

Hannah – Uma das que eu gosto muito foi Uma Vez Nada Mais que foi campeão do Braskem.

F.A. – E você assistiu, João?

João – Eu não.

F.A. – E qual peça você assistiu que você gostou muito? (PAUSA LONGA) Ta, quando você lembrar você fala, ta bom?

João – Ta bom.

F.A. – Você vai ao teatro sempre?

João – Quase.

F.A. – O que vocês gostam no teatro? Por que vocês fizeram teatro e porque vocês vão assistir peças?

Hannah – A magia. Eu acho que a comunicação que você tem, sabe... Eu tô falando como quem já fez. E como outras pessoas falam que é a comunicação com você, você ta lá no momento, você entra no personagem, essas coisas assim. E como platéia, eu gosto de ver, sabe, eu entro na história, é como se eu estivesse na história. Eu gosto muito do teatro.

F.A. – E você, João, você gosta de teatro?

João – Gosto muito.

F.A. – Por que você gosta muito?

João – Porque tem ar condicionado. Quando é a primeira vez que passa o teatro tem festa.

F.A. – Ah, o coquetel. Só isso? E a peça em si você gosta?

João – Un-hun.

F.A. – Já lembrou uma peça que você gostou?

João – Não.

F.A. – Não. Ta ok. E futebol vocês gostam?

Hannah – Sim, Muito.

João – Eu amo!

F.A. – Ama. Por que você ama?

João – Porque eu to na escolinha do Grêmio.

F.A. – Você está na escolinha do Grêmio? Então você também está fazendo futebol?

João – É.

F.A. – Como é na escolinha? Por que você está na escolinha?

João – Porque é como futebol de verdade, que tem treino.

F.A. – E você, Hannah? Você gosta de futebol?

Hannah – Gosto.

F.A. – Vocês já assistiram a alguma partida de futebol?

João – Ba- Vi

F.A. – No estádio?

João e Hannah – Sim.

F.A. – E vocês costumam acompanhar por televisão, pelo rádio?

Hannah – Sim, também. Quer dizer, meu pai acompanha e aí a gente pergunta quais são os resultados, essas coisas...

F.A. – E vocês gostam o que no futebol?

Hannah – A competição. A sorte. Que também tem um pouquinho de sorte.

F.A. – João, o que você gosta no futebol?

João – Porque eu posso ir ao estádio, eu posso entrar em campo com os jogadores

F.A. – Ah, você já entrou em campo com os jogadores?

João – Jáááááá.

F.A. – Como é isso? Conta aí um pouquinho desse ritual.

João – É assim, você fica em uma fila na frente de uma porta que é de grade. Aí, quando abre a porta, as crianças ‘têm de que’ atravessar a porta. Aí, descem. Vai correndo pro campo. Aí faz um caminho assim, com os jogadores e cada um pega na mão de um.

F.A. – De um jogador?

João – É.

F.A. – Você pegou já na mão de quem?

João – De Nem, do goleiro Marcelo.

F.A. – Que legal. E é legal estar ali e ver a multidão? Como é essa imagem assim, você olhar para a platéia? Fale aí como é.

João – Virge, me esqueci.

F.A. – Mais ou menos, assim, porque você já esteve no palco e já esteve no estádio, como é olhar para a platéia e ver que está todo mundo te vendo?

João – Todo mundo grita: “Oh, Bora Baêa!”

F.A. – Isso é bom demais, né?

João – É.

F.A. – Que legal. E a pesquisa da mãe de vocês, essa que vos fala é sobre teatro e futebol. Vocês gostam dessa pesquisa dela?

Hannah e João – Muito.

F.A. – Então falem aí o que vocês acham interessante, o que tem a ver e o que não tem a ver.

João – Minha mãe só fala em futebol.

F.A. – É? Mas a pesquisa não é futebol e teatro? Sua mãe só fala de futebol, é?

Hannah – Mas minha mãe esqueceu do teatro. Inclusive na dissertação ela recebeu uma reclamação que falou pouco do teatro, falou mais do futebol.

F.A. – E você acha essa reclamação justa?

Hannah – Acho.

F.A. – Mas, você não acha que já se falou muito de teatro no mundo, não, que está na hora de falar um pouquinho de futebol?

Hannah – Mas, então faça uma pesquisa de futebol, não inclui teatro.

F.A. – Ta bom. Passando dessa polêmica... O que vocês acham que teatro e futebol têm de igual e de diferente?

João – O Teatro é com pessoas e futebol é com jogadores.

F.A. – E jogador não é pessoa, não?

João – É, mas não tem maquiagem.

F.A. – Ah, entendi, você diz que no teatro são personagens e o jogador é ele mesmo, é mais ou menos isso?

João – É.

F.A. – Ah, entendi, sem maquiagem. E você, bonita?

Hannah – Eu acho que é também a comunicação, que a gente se envolve no jogo. A gente se envolve bastante, acho que mais do que no teatro. Mas no teatro também a gente se envolve bastante. A diferença é que muitas pessoas vão ao futebol pelos motivos que a pesquisa fala começou a ser, sabe, “bleér” começou a ser cafona, essas coisas assim, e futebol, não, futebol é povão. Essas coisas assim.

F.A. – Ótimo. Diga, João, qual foi a peça que você gostou?

João – O sol.

F.A. – Que peça é essa?

João – A diretora ´´e Adriana Silva Amorim.

F.A. – Ah, o Solo. Solo Compartilhada. Você gosta muito, é? Por que você gosta?

João – Porque tem uma parte que ela vai pra frente e pra trás, pra frente e pra trás.

F.A. – E por que você gosta disso?

João – Porque é muito engraçado.

F.A. – Ah, então você gosta de coisa engraçada. E Adriana sabe jogar futebol?

João – Não.

F.A. – Não? Você respondeu muito rápido a essa pergunta.

João – Ela só faz dois gols.

Hannah – Ela é uma pesquisadora. Pesquisadores não sabem jogar. Pesquisadores pesquisam quem sabe jogar. Eles não têm tempo pra jogar.

F.A. – Entendi. Então, pra encerrar, eu gostaria que vocês falassem alguma coisinha.

Hannah – Mãe, eu te amo muito.

João – Tchau.

F.A. – Vocês são muito básicos. Obrigada. Dá um beijo para os leitores do blog futebol de artista.

Hannah – Amo vocês.

Salvador, 26 de abril de 2010

19 comentários:

  1. demais...Dri, poxa, esquecendo o Teatro mermão!!!kkkkk!É a falta de celebração, sangue nas ventanassss!!!Super compreensível!Eles estão ótimos, respostas melhores que estas só produzindo mais dois minha cara!Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Drica, eles estão enormes e muito fofos. Parabéns. Samir

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu nem gosto tanto do ar condicionado, mas de festa sim. Me convide pra quando tiver uma.....rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. 1.adoro polêmicas!
    2.adoro que maquiagem faz com que as pessoas deixem de ser jogadoras
    3.o que é teatro blergh?
    4.pesquisador não tem que jogar futebol e pronto!
    5.quero eles dois falando aqui de novo!

    ResponderExcluir
  5. Eles são o guti-guti da mamãe? Huahauahauaa Quer dizer que você tem em casa dois de mim!!

    Ô meeeeu Deus, é muito amor, hein!?

    E o leitor do blog manda beijo pra eles também! Também amo vocês!

    ResponderExcluir
  6. Beto de Abreu: Minha nossa Senhora dos Verdes! Sensacional... Entrevistas ilustres arrasam. Os entrevistados foram... polissêmicos. Dri, te amo, to com saudade. Alimente o blog, mas vá pra aula... faz MUITA falta.

    ResponderExcluir
  7. Oh, nego, num foi o blog, não, foram outras coisas. E tu também faltou semana passada, aí juntou tudo, né. Adorei polissêmicos...

    Aos demais comentadores, lindos, gutis-gutis todos. É bom demais quando vcs comentam.

    ResponderExcluir
  8. Potira: sem comentários os seus comentários...

    ResponderExcluir
  9. Dianaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, que coisa linda é essa entrevista?! Tão charmosos e espertos!! E a classe de Hannah, toda mocinha delineando o que deveria ser sua pesquisa?!! Linda! Mas minha resposta preferida foi a de João sobre o ar-condicionado kkkkkkkk Ah, analisando a resposta dele sobre teatro e futebol eu interpretei que JOGADORES sao mais do que pessoas, tipo uma casta superior, sabe?? kkkkkk
    Nada como aprender com as crianças! E eu aprendi e me diverti muito com eles hoje! Obrigada e parabéns pela mãe 10 que é!
    Adorei, adorei, adorei!
    Beijão de fã!

    ResponderExcluir
  10. Adorei casta superior. Como eu não tinha pensado nisso???

    ResponderExcluir
  11. Lindos, lindos. Eu amo voces.
    Amo porque voces tem coragem pra dizer o que pensam. Viva, estao aprendendo bem com a mae de voces. Esse dois sao grandes apesar de serem ainda pequenos. Joao, quero ser criança de novo pra entrar no estadio dando a mao pra algum jogador.... eu nunca fui num estadio... (medo...) sua narraçao è linda. Hannah, ouvir voce dizendo porque gosta de teatro me faz gostar ainda mais de teatro.
    E Drica.... eu acho que o mundo fala mais de futebol do que de teatro... precisamos falar mais de teatro, do teatro que transforma, que è arte , que faz sentido porque completa, traduz, humaniza. Precisamos falar desse teatro, que muitos esqueceram. Na verdade esquecemos tantas coisas porque estamos preocupados com a declaraçao do imposto de renda (ops, hoje è o ultimo dia... eu esqueci dele).
    Que bom que esqueci dele decidi vir aqui, no seu blog pra me sentir perto e dizer, de novo, que amo voces.
    Bira Azevedo.

    ResponderExcluir
  12. Bil, obrigada pelas palavras. Concordo com vc, o mundo de fato fala mais de futebol do que de teatro. Eu, pretensiosa e burramente, estava me referindo ao mundo acadêmico, como isso fosse o mundo. Ai, ai. E concordo com vc, tem esse teatro aí que tá meio esquecido. O negócio, é que eu acho que justamente o futebol passa a ser este teatro esquecido, ou pelo menos, parte dele. Enfim, vc some a gente fica com assunto acumulado. Paciência. Volte sempre. Te amo!

    ResponderExcluir
  13. hahahahahahahahahahahahaha...DOREI O VÍDEO!!!!!!SÓ VOCÊ MESMO!!!!
    ...Não irei comentar a discreta bandeira do "Baêa" atrás!rsrsrsrsss

    ResponderExcluir
  14. Jesus do céu!!! Eu adorei!!! Abalo císmico essa entrevista... Querida, MUITA LUZ na sua vida, parabéns por essas duas jóias raras... Lindos de morrer!
    Bjo conquistense!
    Polis

    ResponderExcluir
  15. Nossa, como cresceram!!!! Adorei essa entrevista com os dois, alias, os 3 - vc tbem fez parte!!!
    E estão lindos!!!!
    Flor, te desejo muita sabedoria pra sua vida!!!
    Mas luz do que vc já tem!!!!
    Bjs. Flávia

    ResponderExcluir
  16. Criatura, contrate estes dois pra serem os técnicos da tua tese. Referencial teórico em casa. Isso é uma maravilha! Respostas simples e super inteligente: se o teatro e as teses absorverem e atualizarem suas linguagens o público comparece!
    Alexandra, a d'umas e d'outros

    ResponderExcluir
  17. João é uma figura!!tô apaixonada,viu?

    ResponderExcluir
  18. Ae com todo respeito tenho 16 anos e sua filha é uma gatinha :D

    ResponderExcluir