domingo, 18 de abril de 2010

MALDADE, INCOMPETÊNCIA, OU ALGO QUE SE POSSA TRADUZIR PARA A LINGUAGEM DO POVO???

Eu pensei muitas vezes até decidir escrever este post. Mas chega uma hora, que não dá.

Eu gostaria muito de entender, e talvez alguém possa me ajudar, o que acontece de fato com os pagamentos feitos (ou não) pela FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia) aos seres humanos que lhe prestam algum tipo de serviço.

Mas eu não quero aquelas explicações cheias de siglas e de planilhas e de retórica construída exatamente para não ser entendida. Estas eu já ouvi, já tentei entender, já até entendi em alguma medida e quando entendi não me dei por satisfeita.

Eu quero entender é porque já é considerado normal uma pessoa trabalhar para a FUNCEB e levar meses, MESES, para receber. Será que as pessoas pensam que a gente trabalha pra ocupar o tempo ocioso? Será que acha que é caridade ou afeição ao governo petista? Ou será que o simples fato de saber que a gente pega qualquer coisa porque precisa e não reclama por medo de não ser chamado mais, faz com que as coisas andem do jeito que andam (quando andam, o que é raro)?

Eu vou dar dois exemplos pessoais.

Quem é aprovado em um edital sabe o deus-nos-acuda que é receber a segunda parcela. Eu entendo que os trãmites com o Fundo de Cultura são novos, blablablabla. Eu juro que entendo. Mas entender, não quer dizer que eu fique cega o burra para não ver que a questão às vezes está nas pequenas ações. No demasiado poder que é dado a um funcionário que pode segurar seu processo por semanas num só lugar. É uma tirania!!!



O segundo exemplo, é mais grave um pouco, sorbetudo porque o dinheiro já existe, já está disponível e simplesmente é negado a quem é de direito.

Falo do Ponto de Cultura Cine Teatro Solar Boa Vista, onde eu e muitos outros profissionais trabalhamos e recebemos sempre com muito atraso, mas que desta vez passou dos limites. Já são quase dois meses de atraso e as pessoas responsáveis pelo projeto simplesmente não dão qualquer satisfação ou providência sobre o pagamento. São sempre as mesmas explicações inexplicáveis e sempre a promessa de que semana que vem sai.

Já não bastava o estranhamento do Governo Estadual receber dinheito do Governo Federal para fazer o que já devia fazer com sua própria verba, ainda tivemos que lidar com uma série de coisas, entre as quais, dar oficina sem ter o material didático (para o qual havia verba) porque simplesmente a burocracia não deixou comprar o material a tempo, para citar apenas a mais grave.

De todos os modos, a equipe que estava trabalhando tentou dialogar sobre estas distorções e, sem nenhuma autonomia ou poder de decisão, a coordenação (da qual eu fazia parte) tentou interferir no modo como as coisas eram conduzidas. Sem sucesso.

Deixei o cargo de Coordenadora Artístico Pedagógica no último mês, por discordar do modo como o projeto era conduzido, por conta dos sucessivos atrasos de pagamento, somados a problemas de saúde.

A minha questão agora, é como é possível uma infinidade de trabalhadores sérios ficar a mercê de critérios de pagamento que mudam ao sabor dos ventos - cada mês eles acham um critério diferente para justiticar os atrasos. É saber porque temos que ficar reféns das dezenas de setores que fazem o que querem com nossos processos que não andam nunca. Eu entendo que os trâmites buscam inibir a corrupção, mas ter que passar por estes departamentos todos não deveria significar ficarmos reféns do bom humor destas pessoas, ou do tempo, ou das licenças, ou sei lá de quê. Se tem uma data no contrato, esta data tem que ser cumprida e a FUNCEB que se vire para fazer com que isso aconteça.

Estou farta de ser connivente com este procedimento. No governo anterior a gente ouvia sempre falar: "Você sabe que a FUNCEB é assim mesmo, Não tem jeito." Ora, se até o câncer já tem jeito, por que que as estratégias de pagamento da FUNCEB não podem ter?

O que atrapalha é que a gente é cordeiro demais. A gente aceita esses absurdos da FUNCEB - porque quer passar no próximo edital, porque quer se chamado para o próximo projeto, porque a gente é desrespeitado e fica atrás de migalha em todo o canto. A gente esquece de se respeitar a si mesmo.

Cansei desse joguinho. Não quero mais ser conivente com este tipo de procedimento injusto, cruel, arbitrário e deslavado. Eu quero meu dinheiro no prazo, porque cumpri minha parte no contrato. Ai de mim, se fosse eu que descumprisse uma cláusula. E quero deixar claro que sou muito estusiasta do trabalho do Secretário de Cultura, suas idéias, sua gestão. Mas é preciso estar atento à ponta do negócio. Ao tratamento que é dado ali, no cara a cara. A garantia de respeito à pessoa humana que tá ali na ponta mesmo. De que adiantam grandes idéias se não se tem o menor respeito pelas pessoas que fazem todo o trabalho real e pesado? Teve um mês que meu processo andou porque eu entrei na FUNCEB e dei um barraco. Eu não quero dar barraco todo mês. Eu não preciso dar barraco. Eu tenho direito de ganhar o dinheiro que eu trabalhei para merecer, em silêncio, com respeito, sem ter que me expor, como estou fazendo de alguma forma agora.

TRATEM A MIM E A TODOS OS QUE PRESTAM SERVIÇO A ESTA FUNDAÇÃO COM O MESMO RESPEITO QUE SE PROPAGAM NOS DISCURSOS E NOS EDITORIAIS.



CHEGA DE FALTA DE RESPEITO!

9 comentários:

  1. EU ATÉ QUERIA VOTAR NESSE POVO DE NOVO. GOSTO DAS MUDANÇAS MAS, EM UNÍSSONO COM A AMIGA ADRIANA, A EXECUÇÃO...! OU MELHOR: A LIBERAÇÃO DA GRANA NA CONTA... REALMENTE ME FAZ PENSAR QUE É MAIS FÁCIL TER TANTOS EDITAIS QUANDO VOCÊ NÃO PRECISA PAGAR A QUEM OS VENCEU. TUDO ACABA VIRANDO NÚMEROS.

    PARA SE TER UMA IDÉIA GANHEI UM EDITAL QUE É DE 2008 E ATÉ HOJE, PASMEM! NÃO RECEBI O RECURSO. JÁ CUMPRI TODAS AS DILIGÊNCIAS, JÁ REFIZ O CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO TROCENTAS VEZES E ADIVINHEM: ATÉ AGORA, NADA!

    ISTO É UM GRANDESSÍSSIMA SAFADEZA!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ai ai! Vamos de novo a grande problemática!

    Drica, acho que o caminho é esse mesmo. No mínimo colocar à mesa os fatos, para que todos tomem conhecimento (os que não sabem que a coisa funciona desse modo).

    Ainda veem a arte como deleite, como massagem de ego! Não! Somos profissionais, e, enquanto profissionais merecemos respeito sim!

    Isso acontece também, porque a classe é desunida. Quando houver um mínimo de organização, tenho plena certeza que a coisa muda. Isso começa de cada um de nós. Do nosso sindicato, enfim, da boa vontade das pessoas em exigir seus direitos.

    Temos que tomar vergonha na cara e não aceitar esse tipo de relação inescrupulosa e viciosa. Atitudes como a sua, honram a bandeira (ainda que o dinheiro não esteja em seu bolso, honra medíocre!).

    Pronto, falei!

    Ah... Antes que eu esqueça. CARTÃO VERMELHO PARA FUNCEB! Fora do Jogo... Fim de partida pra eles!

    ResponderExcluir
  4. CARTÃO VERMELHO RUBRO P FUNCEB!!! AAAAAAAFFFFFF!!!! DO JEITO Q AS COISAS ESTÃO, COMO É Q O POVO BAIANO VAI DEIXAR AS MESMA EQUIPE CONTINUAR "BATENDO ESSE BABA?????". QUANDO A GENTE PENSA Q O JOGO VAI ROLAR, Q VAI ROLAR AQUELE GOLAÇO, A BOLA BATE NA TRAVE,OU TEM PENALTE SEM GOL, OU, OU, OU E UUUUUUUUUHHHHHHHHHH....A TORCIDA SE DECEPCIONA!! PÔ, SEU SECRETARIO, PEGA LEVE!!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente eu acho que existe uma grande falta de respeito com os artistas. em alguns momentos vejo pessoas bem solicitas conosco na Funceb e no Fundo que colaboram pra agilização das pendências. O que realmente me angustia é o fato de termos que executar o projeto sem receber a grana. Aí improvisamos e fazemos o impossivel pra que tudo fique 100% conforme o previsto. é super complicado isso, nem sempre teremos dinheiros guardados, nem sempre encontraremos pessoas dispostas a trabalhar pra receber depois de 4 meses no minimo.
    E pra concluir eu acho que houve um grande avanço na política cultural do estado mas esses muitos vicios e essa burocracia têm impedido que bons projetos sejam executados e que artistas e arte educadores se sintam felizes e respeitados.

    ResponderExcluir
  6. Cartão vermelho para o Fundo de Cultura.
    O problema é ainda mais FUNDO, onde a verba encrenca.

    ResponderExcluir
  7. adorei essa iniciativa Drica e os comentários da galera estão rumo a um gol.

    Já tive problemas com a FUNCEB e não gostaria de ter novamente, ninguém merece passar num edital, chegar a data da apresentação do trabalho e não ter a verba ou pior, colocar do próprio bolso e esperar uma verba q nunca chega. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO isso é uma falta de respeito.

    ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO. isso é uma falta de respeito. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO. isso é uma falta de respeito. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO. isso é uma falta de respeito. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO. isso é uma falta de respeito. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO. isso é uma falta de respeito. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO. isso é uma falta de respeito.

    ResponderExcluir
  8. Caríssimos e caríssimas. Obrigada pelo apoio aqui e no orkut. Se não sabemos bem o que fazer, já é um começo a gente se posicionar, publicar junto aquilo que é pesado demais dizer sozinho. Tem uma história beeeeeesta que diz que grito de guerra de ator e atriz em passeata é "fu-si-chi-pá". Piadas à parte, temos mesmo um longo caminho a percorrer quando se trata de lutas coletivas. Mas temos nossos momentos: a cooperativa baiana de teatro é um deles e tantos outros, tantos outros.

    ResponderExcluir
  9. Drica,o meu pagamento de feveriro demorou bastante tb, até que na última sexta-feira saiu.Acredito muito que este atraso é mesmo uma sabotagem das pessoas responsáveis pela agilização dos processos.Tenho medo de como possam caminhar as coisas lá naquele espaço, que é de uma comunidae,mas que não o reconhece...

    ResponderExcluir