SERRA AGORA GRUDA EM LULA E PT RECORRE AO TSE
No horário nobre do programa eleitoral gratuito na TV, ontem à noite, a campanha de José Serra (PSDB) repetiu o que já fizera a sua adversária Dilma Rousseff: grudou o tucano no presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Serra e Lula, dois homens de  história. Dois líderes experientes", disse o locutor logo na abertura da  propaganda, enquanto eram mostradas três cenas dos dois juntos -numa, o  tucano afaga o ombro do petista; noutra, eles cochicham.
Aproximar Serra de Lula de forma  tão escancarada e logo no início da propaganda eleitoral contrariou a  ala do PSDB que defende uma oposição mais contundente.O PT anunciou que  entrará com representação no Tribunal Superior Eleitoral contra a  coligação de Serra pela utilização de imagens de Lula.
O pedido terá como base o artigo  54 da Lei eleitoral (9.504), que permite a participação, nos programas  de rádio e televisão gratuitos, de "qualquer cidadão não filiado a outra  agremiação partidária ou a partido integrante de outra coligação".
Caso seja aceita, poderá  acarretar perda de tempo na TV da coligação serrista.A iniciativa do  marketing tucano veio casada com ataques a Dilma, no rádio e, em menor  intensidade, na TV, numa estratégia para tentar conter perda de votos e  apatia entre os aliados.
Na avaliação de integrantes da  cúpula tucana, para garantir um segundo turno, Serra terá que investir  na ideia de que Dilma não tem experiência e depende somente do prestígio  de Lula.
No programa de TV, após a descrição de ações do tucano na carreira, o locutor afirmou: "Serra, a vivência que a Dilma não tem".
TIRA A MÃO
Os programas de rádio foram mais  críticos à adversária. Incluíram jingle que aponta Dilma como  usurpadora das realizações de Lula.
"Tira a mão do trabalho do Lula/  tá pegando mal/ que o Brasil tá olhando/ Tudo o que o Lula criou/ ela  diz:/ fui eu, fui eu/ Tudo o que é coisa do Lula/ a Dilma diz:/ é meu, é  meu", afirma um trecho.
A investida busca aplacar o  desânimo de parcela do tucanato com a possibilidade de derrota. E  acontece num momento em que, oito pontos atrás de Dilma, Serra corre  risco de perda de votos no próprio eleitorado.
A tentativa de desconstrução da  imagem de Dilma vai ganhar corpo, gradualmente, na campanha. Pelo  cronograma original, as peças seriam exibidas a partir de sábado. Mas,  com crescimento da petista nas pesquisas, a estratégia foi  antecipada.Dilma também atacou Serra, sinalizando que a cada dia aumenta  a animosidade entre os adversários. "Ao mesmo tempo em que o candidato  tenta, muitas vezes de forma patética, ligar seu nome ao do presidente  Lula, ele fez oposição o tempo todo. Tem dia que ele faz crítica, tem  dia que ele quer ligar seu nome ao projeto do presidente Lula. O  candidato Serra é assim". 
Ontem à noite, pelo Twitter, o  presidente do PT, José Eduardo Dutra, um dos coordenadores da campanha  de Dilma, comentou via Twitter: "De dia o Serra esculhamba o governo, o  PT e os petistas. De noite bota o Lula no seu programa. Na minha terra o  nome disso é .. deixa pra lá".
Mais cedo, em entrevista sobre o  ataque no rádio, Dutra descartou um revide no horário eleitoral e disse  que o PT não mudará "em nem um milímetro" a sua estratégia.
"Isso me lembra um jingle do  [petista Marcelo] Déda em 2006: "Eita que eles estão aperreados". Mas  não vamos entrar em baixaria. É a lei da política: quem está atrás,  bate."
 
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