domingo, 28 de agosto de 2011

O CORPO COREOGRÁFICO NAS PARTIDAS DE FUTEBOL: Goleiros

Ah, se eu tivesse tempo para esta empreitada!

Sempre fiquei maravilhada com o movimento do corpo dos jogadores durante as partidas de futebol. E antes que vocês pensem que eu sou uma tarada que se admite publicamente, vou logo esclarecendo. Fico encantada com a coreografia não pensada pelo cérebro, mas sim idealizada, concebida, conduzida e performatizada pelo corpo. O corpo é quem pensa e a mente não é mais que parte do corpo numa partida de futebol.

Eu não sou a única. Sei que tem alguém que fez um vídeo com os movimentos do corpo no futebol e na edição tirou a bola, o que revelou uma belíssima coreografia. Tentei achar no youtube, mas não achei. Nem me lembro onde vi isso, foi numa revista, eu acho. Tanta fonte que a gente se afoga...

Bom, mas enquanto eu não acho esse vídeo e não faço a minha peça inspirada nestes movimentos, vamos a uma seleção de imagens inspiradoras.

Aqui começa uma seleção de imagens para estudo de uma possível coreografia a partir deste universo. Quem sabe não é o começo de um trabalho mais profundo? Há um ano eu comprei o livro o Corpo Poético de Le Coq e ate hoje nem o li. Quem sabe agora...

O CORPO COREOGRÁFICO NAS PARTDAS DE FUTEBOL

PRIMEIRO MOVIMENTO: GOLEIROS EM OPOSIÇÕES

Eu acredito que o movimento corporal dos goleiros trazem em si uma aparente contradição: São aterrados como índios num toré, com suas bases atavicamente apoiadas ao chão de terra e grama, de onde tirarão força para o vôo. E aqui a antítese: do ground ao vôo. Goleiros são leves como pássaros que voam com grande lateralidade, como flechas que abusam do movimento diagonal. Braços e pernas em direções opostas desenhando aquele homem-ave em pleno pulo de gato. E o corpo que pensa estratégias e executa defesas, impera absoluto na condução do existir dentro do jogo.

É, são muitas as imagens. Se tiver alguma outra leitura visual do movimento do goleiro, compartilhe comigo, nos comentários:
Aqui eu de goleira, já um resultado estético desta inspiração: Toré de Artista


Que tenhamos todos uma semana MOVIMENTADA!

Próximo movimento: ZAGUEIROS QUE REBOLAM


É BOLADA, GOLEIRO-BAILARINO!

3 comentários:

  1. Muito bom. Daria um belo espetáculo de dança. Se não fizer, me deixa roubar a ideia? Rs. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Não deixo roubar não, tu pode é me dirigir...

    ResponderExcluir
  3. Gatona! Super interessada em colaborar contigo nessa empreitada. Vamos nessa! :)

    ResponderExcluir